São Bartolomeu (oficialmente, Borba (São Bartolomeu) é uma pequena freguesia portuguesa do concelho de Borba, com apenas 0,20 km² de área e 758 habitantes (2011). Densidade: 3 790/hab/km².

Com 20,38 hectares (0,20 km²), esta é a freguesia de menor extensão de Portugal, depois de a reorganização administrativa da cidade de Lisboa ocorrida em 2012 ter extinto dez freguesias mais pequenas e a reorganização administrativa nacional de 2013 ter extinto duas outras freguesias também menores (curiosamente, ambas designadas São Bartolomeu) nos municípios de Coimbra e Vila Viçosa.

Tem ainda a particularidade de ser uma freguesia-enclave: está totalmente rodeada pelo território da freguesia da Matriz (cerca de 200 vezes mais extensa do que ela), com quem forma a cidade de Borba, correspondendo São Bartolomeu ao seu núcleo mais antigo. Com a extinção/agregação das freguesias de Vila Viçosa (São Bartolomeu) e Estremoz (Santo André), São Bartolomeu de Borba é agora a única freguesia-enclave em Portugal.