Turismo e Lazer

A freguesia de S. Bartolomeu, manifestamente urbana, apresenta uma evolução demográfica semelhante à do concelho, constituindo-se como uma das menos dinâmicas em termos sócio-económicos. Sendo a mais pequena freguesia do concelho alberga o núcleo mais antigo da Vila de Borba, com um parque habitacional de grande valor arquitetónico e cultural. Pela sua localização central no concelho carateriza-se, essencialmente, pela compra e venda de antiguidades e velharias.

Aromas e paladares únicos tornam a gastronomia alentejana bastante rica e apreciada por todos os que visitam a região, tornando-se num bom motivo para uma visita. Pode-se dizer que foi a necessidade que criou a diversidade e originalidade da cozinha que hoje se pratica no Alentejo. Desde sempre ligada à agricultura, foi em tempos difíceis que a população recorreu aos campos para extrair daí o seu sustento, o mesmo campo, quente e duro, que lhe proporcionava o trabalho. Da terra brotam as ervas alimentares e aromáticas, como os coentros, hortelã, salsa, poejos, alecrim, orégãos, louro, beldroegas, cardos, espargos e muitos outros, que são confecionados com a sabedoria e mestria que tem vindo a ser aperfeiçoada de geração em geração, conhecimentos ancestrais que evidenciam a adaptação às circunstâncias e a criatividade de gentes simples, humildes e que, partilhando o pouco que tinham com o próximo, tornaram da arte de bem receber o seu maior orgulho.

Das simples entradas às sopas, carnes e peixes, até à doçaria conventual, são inúmeras as iguarias que abrem o apetite e deixam água na boa… Borba é conhecida pela qualidade dos seus vinhos, queijos, enchidos, azeite e pão que, associados às ervas alimentares e aromáticas, lhe conferem uma gastronomia ímpar.